quarta-feira, 30 de junho de 2010

30 de junho de 2010 Breu de inverno



O mes de junho chega ao fim e a principal característica do inverno se apresenta nas beiradas da Praia Vermelha: o breu! O dia danado de preguiçoso não queria nada com a claridade do sol. Parece que fazem um pacto nessa época do ano e o remédio é chegar nas beiradas ainda escuras e montar as canoas assim mesmo. Quando tudo estiver pronto certamente estará mais claro apesar da névoa.

O dia amanheceu um pouco mais frio do que ontem mas ainda não superou algumas manhãs de outono. O inverno está chegando aos pouquinhos.
O mar... ah, o mar! Salvem as beiradas limpas e claras. E lisas! Completamente lisas, não fosse a escuridão pensaria estar nas águas do verão.
Duas canoas havainas na água e tres canoas individuais. No caminho, perto do Cara de Cão, o encontro rápido com Flávia e Hélio em seus caiaques. Como é bom ver ao longe um pontinho e constatar ao chegar perto que são seres flutuantes muito queridos! Sem falar na Alê que passou megazen entre o Forte Lage e o Cara de Cão e se a canoa não grita o parabéns  pelo  aniversário que passou, passaria desapercebida. Saudades de remar junto!

O trajeto foi da Praia Vermelha até pertinho da Escola Naval. Nada de lixo flutuando pelo caminho e águas verdes e com cheiro de mar. Como se deve ser. Nada daquele cheiro insuportável de óleo ao chegar perto do Cara de Cão.
Uma corrente boa levou a canoa até perto do aeroporto e as preces para que a maré mudasse na volta não funcionaram, canoa pesada, Praia Vermelha looooonge. Encontro com os meninos no momento de retornar para a volta mas logo logo já sumiam de vista.



Ainda assim a canoa andou bem, energizada pelo entorno que hoje estava particularmente  belo. Algumas fotos escondidas para evitar protestos mas ainda assim havia pouco espaço para fotografia. Em canoa com cinco remadoras até a pausa para assoar o nariz é sentida pelo conjunto.

Chegando no Caminho do Bem Te Vi uma imensa tartaruga dá bom dia para as remadoras e alegra a chegada.




Ops, alguma espuma por ali... mas acreditem, as beiradas hoje estavam limpas!



Mar flat no miolo, mar flat nas beiradas. Desembarque perfeito com o auxílio luxuoso e sorridente de Jorjão e o dia continuava vestido de névoa. Névoa que foi se dissipando ao longo do dia, tal qual a preguiça que levantou junto com o corpo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário