sábado, 31 de julho de 2010

31 de julho de 2010 Festa nas beiradas!



Dia lindo lindo lindo, inverno espetacular!



Muitas canoas saindo da Praia Vermelha, outras tantas saindo de Niterói... dia de festa no mar. Aniversário do Hugo Caveirão. As areias ainda estavam com alguns notívagos fazendo saudações ao amanhecer, sorte deles que aguentaram mais um pouco para assistir o espetáculo matinal que acontece por ali todos os dias.
Pés na areia e um cheiro fétido no ar, olhei para todos os lados procurando alguma Estercúlia por ali mas apenas vi amendoeiras com suas folhas vermelhas quase a me confundir. O cheiro não vem das árvores, infelizmente.



Chinês saiu cedo naquele mar de almirante. Aos poucos foram chegando os demais remadores. Quando se viu eram duas oc6 somadas a mais duas oc6 montada como catamarã somadas às cinco oc1 somadas ainda ao caiaque da Flávia. Depois o encontro com Silvinha e companhia vindo de Niterói numa oc6 mais Luíza e Mila de oc2 e Douglas também de dupla. Paulo da equipe "Nem..." em carreira solo. Todos deslizando em um mar indescritível, águas verdes transparentes, pouco lixo flutuando e uma maré de sorrir de morder as orelhas jogando as canoas em um surf estupendo até o posto 6.







Ester resolveu voltar com Flávia dali do posto 3 e Janaína deu meia volta para as depedidas. Sentiu então o vento leste que soprava incömodo freiando a canoa. Acabáramos de ver o que nos aguardava no retorno. Meia volta novamente e as demais canoas já iam longe. Só restava mesmo esquecer da volta e aproveitar aquele presente do mar. A natureza deve ter sido informada que era aniversário de MC, pois caprichou hoje!





Breve entrada no posto 6 mas sem ondas muito surfáveis, despedida do catamarã que voltaria dali e a proa voltou a apontar o canal entre a lage e o forte. Turbulência por ali com direito a espuma na crista das ondas, mas entre gritos e balanços as canoas passaram por ali como se estivessem num verdadeiro rodeio de cavalo. Passada a passagem da lage, novamente um surf maravilhoso até o Arpoador.







Nossa, que águas são essas? Águas cariocas, nada a dever ãs águas caribenhas. Belo aniversário para Hugo: amigos, dia de sol, maré a favor, águas mornas, felicidade!














Depois de uma longa pausa por ali entre lanches, descidas de ondas, risadas e conversas, era hora de conferir o vento e voltar. A ondulação estava gostosa, as canoas singravam as ondas feito faca afiada cortando, o que aliviava a força do vento leste contra nós.
Passagem de volta entre a lage e o forte enquanto as outras canoas iam por fora. Logo a oc6 sumiu lá na frente aproveitando a maré e a proteção da ponta do leme. Paulo de oc1 e eu junto com Janaína seguimos também por entre a lage e o forte e prosseguimos protegidos pela ponta do Leme. Esse trajeto levou as canoas muito mais rápido em direção à Praia Vermelha e o vento que até então causava uma certa apreensão passou ao largo, fora da reta lage - Costão do Leme. A maré suspeita vazava, mais um motivo para fugir do meio do canal. No mar, definitivamente uma linha reta nem sempre é a melhor escolha.







Rápido chegamos ao Costão do leme e depois era só um abraço para desembarcar nas areias da Praia Vermelha.
Nossa! Águas mais do que transparentes ali atrás do Anelzinho. Vários mergulhadores contrastando o preto das roupas com a transparëncia do mar. E lá na viradinha para a Ilha do anel um aceno e um sorriso branco escancarado... Jorjão!!!!



Mais tarde, deitada na mureta da Urca para descansar, ouvi alguns pescadores falando das quatro orcas que nadavam a dois metros do barco deles encostadas lá na Ilha Redonda. Putz, quase foi nosso destino!


Depois de desmontar as canoas, o reencontro com alguns remadores que voltaram antes Enfim hora de comer o bolo do MC, delicioso, de lamber as beiradas dos lábios! Obrigada Ester! Obrigada Hugo pela festa, nada como ser amiga do aniversariante e usufruir dos bons fluidos que a natureza envia para ele. As baleias vieram também, só não sabiam que o rumo da festa havia mudado. Mas foi uma manhã completa, maré boa, águas transparentes e mornas, vento que não chega a atrapalhar.
Para fechar com chave de ouro a festa do Hugo, convidado ilustre lá nas beiradas, o mais novo promissor remador da Praia Vermelha, grande Lucas!



Boa despedida das beiradas que não verei por uma semana. Janaína ficará por ali no cavalete, olhando, olhando, esperando eu voltar... ou desejando que algum remador amigo a leve para passear.
Uma semana de pausa aqui no blog, só resta matar as saudades de águas passadas e viajar lá para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário