sexta-feira, 16 de julho de 2010

16 de julho de 2010 Uma brecha de sol no céu



Nada como levantar da cama preguiçosa e ir passear pelas beiradas para espantar o cinza. As beiradas amanheceram cinzas, com uma leve garoa que logo cessou. Dia ainda escuro ao chegar nas beiradas da Praia da Urca, mas sem frio.





Bruno, Marquinhos, Lariana e Antônio também estavam por ali batendo o ponto das sexta feiras e ainda energizados pelo passeio pelo Fortes que fizeram no domingo. O passeio está lá no blog do Rodrigo, o Trilhas do Mar, vale conferir os lugares belíssimos que graças ao Volney  puderam ser visitados pelo pessoal do CCC.



Areias mais limpas do que o comum e as canoas e caiaques dormem preguiçosas e seguras nos cavaletes apesar da ventania que varreu o Rio de Janeiro nesses dois últimos dias.





Para fugir do mar grosso o treino ficou restrito na baía, saindo da Praia da Urca, contornando a beirada da praia do Flamengo, entrando na Marina da Glória, passando pela Escola Naval, contornando o forte do Lage e retornando para a Praia da Urca.



Hoje foi mais um dia de treino com Léo atento na sincronia, no ritmo, no balanço e... nas beiradas. Pausa na enseada da Marina da Glória para explicações, água, respiração e colorido no olhar.





Duas tartarugas levantam a cabeça para dar bom dia e bate um pouco de esperança de ver essa baía limpa, do jeito que o Rio de Janeiro merece.
A canoa foi leve com cinco remadores e vira e mexe descompassou na sincronia, principalmente ao chegar no Forte Lage onde a ondulação inquieta obrigava a variação na colocação da pá na água. Longe do Forte Lage um mar tranquilo e liso facilitava a sincronia e o balanço dos remadores.



Águas claras e maré bastante cheia. Mar quase limpo, não se pode esperar muito do trajeto feito hoje. Bastante lixo boiando no contorno do Forte Lage mas fora dali um ou outro plástico, que esperamos estar com os dias contados depois do sancionamento da Lei restringindo sua utilização nos mercados e lojas.
A maré foi gentil na ida e deu uma segurada na canoa no retorno desde a hora em que a canoa aprumou para o Forte Lage até a hora de voltar a navegar em águas lisas depois da virada do Cara de Cão.
Na volta o encontro sorridente com Iuri ali pelas redondezas do Forte Lage.
Uma breve parada antes de desembarcar e o dia se despe do cinza e veste sua roupa de gala azul, azul deslumbrante sem precisar de foto shop!



Desembarque nas areias da Praia da Urca e depois de um certo esforço, a colocação da canoa sobre o cavalete e pé no asfalto, rumo ao dia a dia urbano.
Andava meio jururu, nada como respirar as beiradas com os amigos para voltar ao estado normal. Feliz! E ainda voltando para a casa com um raio de sol que malandramente furou o bloqueio cinzento como um presente quentinho... brilhante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário