quarta-feira, 13 de outubro de 2010

12 de outubro de 2010 Dia das crianças, dia de remar!



Hoje amanheceu como em um dia de verão, claro, azul e com jeitão de domingo. Feriado, dia das crianças. Dia também de buscar as canoas oc6 que ficaram ali pela Praia da Urca. Não havia muito quórum para a função, afinal era feriado, afinal eram tres canoas de seis remadores, afinal a previsão era de tempo ruim e mar grande.
Mas o tempo não estava ruim assim, ao contrário estava um sol de lascar e o mar ali pela Urca estava tranquilo, nem vento tinha apesar de eu tê-lo visto soprando forte lá na Praia Vermelha antes de vir para essas beiradas. Águas claras, até parecendo limpas.


Antônio estava por ali chegando com Ulmo, só não veio conosco na remmada pois estava esperando o Bruno.
Uma canoa da Rio Va_a saiu por ali e outra do Carioca Va_a também. Do Praia Vermelha Va_a sairam duas e isso porque convidei Aninha, Flávia e Rodrigo para  ajudar na remada até a Praia Vermelha. Os remadores ou estavam cansados da Regata da Escola Naval ou estavam com preguiça de feriado! Rebocamos então  o Jurupi do Rodrigo que também estava programado para voltar para a Praia Vermelha.















Na outra canoa Hugo foi lemeando mais cinco remadores, dentre eles dois novatos, Diogo namorado da Roberta e André, amigo do Hugo.






Na virada do Cara de Cão os vagalhões suaves mostravam que a previsão do mar subir não errara de todo. Confirmação maior tivemos ali na virada do Pão de Açúcar que estava ainda mais mexido. Mas os convidados não deixaram nada a dever e remaram com precisão e sincronia. Daria a volta ao mundo com essa canoa de amigos queridos!



A canoa aproveitou a maré que nos levava para a Praia Vermelha e mesmo com cinco remadores deslizou muito bem, junto com a canoa do Hugo que levava seis remadores.




Um vento danado entrou antes de virarmos no Pão de Açúcar, mas não foi suficiente para desanimar. Animado foi o desembarque, diria até meio catastrófico! Resolvi que sairíamos de costas, como é o  normal, e apenas avisei que os remadores poderiam virar de frente se isso os fizesse sentir mais seguros. O mar não estava brincadeira para desembarque.
Fiquei então vigiando as ondas e dando os comandos enquanto os remadores seguiam apreensivos sem olhar para trás:
- Remem, forte, parem, para trás, remem, agooooora...
Havia avisado que ao comando de descer e empurrrar a canoa, todos deveriam ser rápidos e precisos para fugirmos das ondas que poderiam vir atrás. Flávia, no banco quatro, me olhava atenta!
- Vamos, agooooora, remem.... pulem!



Onde está Flávia? Sumiu no fundo abissal das beiradas da Praia Vermelha. Ô praia danada que a areia some rápido, daí tantos afogamentos nos finais de semana. Uma praia perigosa que parece tranquila. Pois sim, Flávia afundou, tomou uma soca de areia e por pouco não recebe um iaco na cabeça. Passado o susto, lá estava ela de pé, emergindo das profundezas da areia e do mar, uma verdadeira estátua de areia molhada. Muitas risadas e logo já estávamos ajudando a desembarcar a outra canoa. Essa, depois de desamarrar Jurupi, que veio rebocado, saiu tranquila e logo foi acomodada com a outra no cavalete.


No desembarque ainda encontramos Léo com Celusa que estavam prestes a embarcar. Ela meio ressabiada com o mar esquisito de entrar, mas estava bem acompanhada não só com Léo mas com sua canoa Albatroz!




- Surf no posto 6 com a Maia? Hoje é dia das crianças, dia de brincar!


A idéia do Thiago logo foi aceita, estávamos que nem pinto no lixo mesmo, sem hora, sem compromisso e com muito desejo de surfar na Maia. Mas isso merece um novo capítulo, ainda que no mesmo dia!

2 comentários:

  1. Me diverti muito remando com amigos queridíssimos. A Letícia tem esta qualidade ímpar: convida para umas furadas sensacionais!!!! Fiquei tirando areia de dentro do meu ser até o dia seguinte por causa do desembarque na PV quando eu sumi na vala...
    Adorei Lê. Quando for sair com a Maia outra vez, me chama!!!! Beijão, flavia

    ResponderExcluir