terça-feira, 30 de março de 2010

Deu no JB

Bom Tempo enfim na primeira página do jornal. Aqui nas beiradas do Rio de Janeiro é assim, só depois de algum tempo chamando atenção e depois de considerar que existe perigo na continuidade de determinada situação é que se busca uma solução. Vamos ver como funcionará a matéria e se Bom Tempo no próximo verão vai deixar de fazer a alegria dos banhistas. Não por naufragar de vez, mas por ser retirado como convém.





"RIO DE JANEIRO - No começo do mês, o morador da Urca Gabriel Ribeiro avisou à associação de moradores do bairro da presença de um barco naufragado, por causa de um temporal, a cerca de 30 metros da praia. No e-mail, ele escreveu: “ Alguém sabe do que se trata a escuna afundada na Praia da Urca, há menos de 30m da linha d'água? Vi ontem, vi hoje e será que verei amanhã?”
Não foi apenas no dia seguinte que ele se deparou com a embarcação encalhada. Até esta segunda-feira, mais de 20 dias depois, a escuna continuava lá, a poucos metros da areia, em frente ao antigo Cassino da Urca.
Para os moradores, a presença da embarcação é motivo de preocupação. Eles temem que algum acidente aconteça.

– É um perigo para os banhistas. Está todo mundo com o coração na mão, temendo um acidente – diz a presidente da associação dos moradores, Celinéia Ferreira.

A preocupação dos moradores cresce com a presença de crianças usando a embarcação como plataforma de mergulho. Nos dias de sol, principalmente fins de semana, elas se arriscam, subindo nos restos da escuna para mergulhar.

Logo após o temporal e a ressaca, moradores viram o dono do barco tentando retirar a água. Mas ele não conseguiu e desapareceu.

Gabriel Ribeiro relatou outra preocupação à Capitania dos Portos, através de e-mail enviado na semana passada. Segundo ele, além das crianças, muitos banhistas que visitam a praia sobem na embarcação e não percebem a mudança da maré. Com a alteração da profundidade da água, os visitantes estão sujeitos a riscos de afogamento.

Além de estarem preocupados com o risco de acidentes, os moradores da Urca reclamam do uso das praias da região como lixeira marítima. O problema com o abandono de embarcações é comum no bairro. Como foi noticiado pelo JB no dia 5 de março, o ancoradouro do Quadrado da Urca também tem diversas embarcações abandonadas.

Proprietário notificado

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro informou que já enviou inspetores navais ao local para apurar o caso. Em nota, o órgão afirma que a embarcação não representa risco à navegação no local. Segundo a Capitania, o dono da embarcação encalhada já foi identificado e notificado para prestar esclarecimentos. Ainda segundo a nota, após o comparecimento, será estabelecido um prazo para a remoção da embarcação para um lugar seguro.

20:18 - 29/03/2010"

Nenhum comentário:

Postar um comentário