sexta-feira, 5 de março de 2010

05 de março de 2010


Energia. Acredito em canais de energia. As beiradas hoje estavam carregadas de uma energia tal que gerou condições inéditas de paisagem.
Amanheceu nublado mas às 7:30 o sol começou a dar o ar de sua graça.



Era um dia que pedia para permanecer na cama cuidando da gripe que agravou e da garganta que insistia em ligar o sinal de alerta. Própolis, mel e desejo de ver o mar é uma  combinação perfeita para colocar a canoa na água e dar as boas vindas a Ester que chegava de viagem.
Hoje o mar lhe deu de presente imensas vagas nas beiradas do morro Cara de Cão a ponto de interromper a conversa para se concentrar no trajeto.  Atenção, muita atenção!
A baía de guanabara permanece muito suja e o trajeto hoje se resumiu do Clube Guanabara até a Praia Vermelha. Belo trajeto, belas beiradas, bela paisagem. O mar... ah, o mar ainda deixa muito a desejar com relação à sujeira.
Águas paradas, pesadas, escuras, frias e sujas dentro da baía, mas é sempre um prazer navegar entre as embarcações ancoradas perto do quadrado da Urca.
Um encontro rápido com Faísca, Fumaça e Sidney antes de chegar no Cara de Cão confirma o prazer de encontar amigos na água. Começam aí os canais de energia, a remada muda após esses encontros em alto mar.
No costão do cara de Cão ondas arrebentavam lambendo as paredes e convidando os remadores a se afastar em direção ao Forte Lage. Imensas vagas faziam a alegria das embarcações mas também nos deixavam bastante atentas. Fazia tempo não via ondas tão grandes por ali, mas sem perigo de estourar se mantida a prudente distância da beirada.
E a surpresa não termina por aí, uma névoa densa e baixa contornava todas as beiradas deixando a Praia Vermelha e a Cotunduba com uma roupagem diferente, inédita. Linda!



No costão do Pão de Açúcar as marolas vinham com toda a força empurrando a canoa em direção ao Leme e dificultando a virada para a Praia Vermelha. Muita força na corrente pedia muita força nas remadas e muito equilíbrio para não virar a canoa.
Atenção também para o desembarque nas areias da Praia Vermelha, invariavelmente auxiliado por Daniel, Jorjão ou Catarino, verdadeiros anjos da guarda dos canoístas disfarçados de pescadores.
Mas o mar continua sujo e escuro com as águas bastante frias. Sossego o coração com a esperança de dias melhores e gravo na memória a roupa nova das beiradas, a névoa tal qual uma extensa echarpe protegendo as beiradas do frio.
Bem vinda ao Rio Ester, bela remada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário