domingo, 7 de março de 2010

07 de março de 2010

Hoje não fomos ao mar. Fui cuidar das beiradas da Praia da Urca e ajeitar um lugar para Maia. As areias da Praia da Urca deixam muito a desejar, muita sujeira e uma multidão de pombos fazendo a festa.

Incrível como é bela essa beirada, mas nada de dar um zoom nas águas e nas areias pois beleza só na paisagem mesmo. É um dos lugares mais lindos do Rio, um verdadeiro cartão postal, pena que tão abandonado.
Retrato disto é o lixo coletado no dia anterior no mutirão e ainda ali perto do muro. Um cheiro insuportável de m... mostrava o imenso abandono que há por ali.
A foto abaixo é de ontem. O lixo coletado e armazenado cuidadosamente perto do muro para ser retirado e hoje este mesmo lixo estava revirado e deu um trabalho danado reorganizar e jogar no latão. Para dentro do latão também foram algumas coisas guardadas dentro dos caiaques tais como sacos de coisas indefinidas que não quis conferir e edredons velhos. Foi avisada à população de areia local para não guardar seus pertences nas embarcações pois elas serão devidamente colocadas no lixo.
O latão e o saco foram cuidadosamente colocados perto da escada junto ao calçadão, na visão de quem passa para que talvez assim seja chamada a atenção de quem deve também cuidar: o poder público.


A falta de luz no canto da praia em frente ao Belmonte, onde ficam algumas canoas e caiaques, ajuda a transformar esse trecho em um ponto de todas as necessidades possíveis, hora vira motel, hora vira banheiro. Talvez um holofote ali à noite resolveria em parte o problema. Talvez não, já que hoje um cidadão jovem, bem aparentado, apesar dos apelos que lançamos lá do calçadão, sem sequer disfarçar, mijou ali na parede do embargado IED! Educação zero!  E sob a luz do dia... Holofote? Talvez sim, talvez não. Acho que é mais uma questão de educação!

As águas estavam lisas e lindas de longe mas chegando perto dava para perceber como são sujas por ali. O barco Bom Tempo que afundou e foi arrastado para a praia na semana passada ainda continua por ali cheio de amarras aguardando algum desfecho.
O dia amanheceu nublado, abriu sol, nublou, abriu sol e assim foi até a tardinha.
Nas areias, ajudando na fiscalização, estavam Marquinhos e Antônio que também tiraram o dia para descanso apesar da vontade visível de navegar naquelas águas lisas lisas.
Elson também veio conferir o dia e dar uma super ajuda na construção do cavalete móvel para Maia. Desculpas à população da Urca das beiradas que sofreram um pouco com o barulho da serra na maçaranduba às 9 da manhã. Mas creiam, é por uma boa causa. A ocupação ali pelas canoas e caiaques pode ser de uma ajuda ímpar na conservação e cuidado com o local. Exemplo disso era  a  visão de sábado de vários amigos reunidos varrendo e cuidando dessa beirada com os digníssimos garis da comlurb esticadões em suas espreguiçadeiras agradecendo o emprego público que têm. Diga-se de passagem, bem remunerado pelo nosso dinheiro suado...
Não só as águas e as areias por ali andam sujas, o comportamento de alguns cidadãos e funcionários públicos também não anda com a ficha muito limpa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário