domingo, 21 de março de 2010

20 de março 2010



Dia de sol, muito sol. O sol da manhã já pedia um protetor solar de no mínimo 30 fps.
Praia Vermelha - Cagarras - Posto 6, este foi hoje o passeio pelas beiradas. Novas informações, novos lugares e novas águas.

A Praia Vermelha continua com as areias e as águas muito sujas, uma sujeira que vai além da Cotunduba e começa a diluir a partir dali. Mas ainda no trajeto para as Cagarras, assim como entre as ilhas, ainda se vê algumas manchas. Mas o mar lá surpreende, estava um verde transparente que dava pra ver tainhas brincando na superfície. Tão estranho que pareciam filhotes de cação...




Ao longe, entre a Ilha Comprida e a Ilha Redonda, uma arraia gigante dá as boas vindas aos visitantes. Muitas gaivotas já que o habitat delas é as Cagarras.
A corrente foi generosa e o tempo também, fomos empurradas com suavidade até as Ilhas em um mar tranquilo e posso dizer até que limpo.
Desembarque tranquilo na Ilha Comprida, sendo até possível desembarcar Janaína, situação inédita em sua existência.


Depois de um longo tempo na Ilha conversando e contemplando, um vento um pouco mais forte vindo de nordeste nos convida a voltar para o mar.

No retorno tentamos traçar uma reta das Cagarras para a Ponta do Leme mas a remada não rendeu muito apesar do deslocamento ser visível. Sendo assim miramos para o Posto 6 acompanhando Edu e Gabi. Agora sim as canoas deslizavam e rapidamente alcançamos a lage e desembarcamos nas areias de Copa.


As águas estavam verdes claras, deliciosas pra um mergulho.  Mas as águas nas beiradas voltavam a ficar sujas.
Depois de uma água de coco retornamos Flávia e eu levadas por Elisa e Janaína. Um mar tranquilo e perfeito para navegar e rapidamente já estávamos na ponta do Leme que passamos entre conversas e remadas sem qualquer dificuldade. Um mergulho rápido na Ilha do Anel mostrava um mar diferente dos outros dias, mais limpo.
Dali segui para Praia Vermelha depois de me despedir de Flávia que seguiu para Praia da Urca,  na ponta do Pão de Açúcar o mar estava uma máquina de lavar mas em seu estágio lento, permitindo estender a conversa mais um pouco antes de zarparmos.

Belo dia de sol, belo dia de encontro com amigos e felicidade em ver que as beiradas estão um pouco melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário