segunda-feira, 8 de março de 2010

08 de março de 2.010

Dia de sol prometendo muito calor.

Na Praia da Urca, diferentemente da Praia Vermelha, não vemos o sol despertando por trás das ilhas mas o vemos incendiando os prédios das beiradas da Praia de Botafogo. Para encontrar o sol mais cedo é necessário rumar para o morro Cara de Cão e contorná-lo antes mesmo das seis da manhã.
Há a vantagem de fugirmos um pouco da incidência direta do fogo sobre a pele, ao menos até umas oito da manhã se permanecermos dentro da Baía passeando ao redor das embarcaçãoes e da estátua de São Pedro.

As areias da Praia Vermelha estavam como sempre, bem sujas. Às 7 horas dois garis ensaiavam uma passagem de ancinho pelas areias e recolhiam algumas folhas de amendoeira caídas. Alguns copos plásticos, sacos, garrafas pets espalhadas pela areia. Parece que se reproduzem numa velocidade impressionante já que ontem ao meio dia deixamos o canto esquerdo da Praia da Urca sem plásticos ou lixos maiores aparentes. Imagine se houvesse um dia de bastante sol no domingo? Certamente o lixo seria infinitamente maior.
As águas estão imundas e escuras. Fedorentas também.
Lá na parede do aterro onde se avista a pirâmide, monumento à Estácio de Sá, dava pra ver a espuma das ondas lambendo as pedras mostrando que fora da baía o mar está grande. As ondas lambendo o forte do Lage confirmam que o mar aumentou de ontem pra hoje.
O trajeto se limitou ao morro Cara de Cão, bastante mexido, e retorno para a PU pois hoje foi dia de treino dentro da baía, contornando bóias. Uma visita do Hawai na nossa canoa, Marleny, e o sentimento de lástima de apresentar a ela essas águas beirando tão linda paisagem. Fica a promessa de uma fugida da baía para as Cagarras ou Ilha Rasa, onde também nem sempre conseguimos escapar do lixo apesar da distância das beiradas.

Que seja divulgada lá fora essa lástima, é uma pena para o turismo mas a única maneira de acionarmos a boa vontade e empenho dos responsáveis pela sujeira: o povo e seus governantes!
Mas as beiradas estavam belas no quesito remadores, vários caiaques partiram hoje da Praia da Urca e tres oc6 também se aventuraram no tapete escuro de lixo.

Não adianta... nem mesmo essa sujeira toda nos demoverá do insistente prazer de acordar antes do sol para conferir as beiradas!

"A tarde fui p/ boca da baía e ainda entrava umas ondas. Eu tb fico comminha adrenalina alta. Amanhã retorno pela manhã p/ tentar ainda pegar umas ondas grandes ."

Marco Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário