sábado, 6 de março de 2010

06 de março 2010





Com a chuva que desaba nessa noite não dá pra acreditar no sol que fez de manhã. Amanheceu sem muitas promessas mas lá pelas dez horas o sol veio com toda força e assim ficou até às tres da tarde.
As águas continuam escuras, sujas e frias e no trajeto Praia Vermelha Posto 6, a volta estava mais solta, numa corrente a favor em direção à Baía. Na ida a canoa se deslocou um pouco pesada mas ainda assim fluiu bem num mar com uma ondulação inquieta.
As beiradas ainda pedem atenção pois o mar ainda está um pouco agitado redobrando o cuidado dos canoístas com o retorno das ondas nas beiradas.
Às 9 horas o mar baixou um pouco mas ainda assim o contorno do Morro do Leme teve que ser feito com bastante cautela já que as ondas atacavam a ama.
Muitos plásticos e bastante línguas de sujeiras e espumas. Um mergulho agradável nas águas frias do Posto 5 mas com a consciência de que o risco é todo nosso. As águas continuam perigosas no quesito higiene.

Depois do trajeto Praia Vermelha Posto 6 fomos conferir o trajeto Praia Vermelha Praia da Urca. O trecho mais mexido foi mesmo na virada da beirada do Morro do Pão de Açúcar. O Morro cara de Cão nos surpreendeu com as águas pouco mexidas e quase tranquilas de navegar.
Logo após a virada do Pão de Açúcar a canoa desenvolveu bem, melhorando ainda mais ao contornar a beirada do Cara de Cão, dali pra frente águas totalmente flat e o encontro com Rodrigo, Fumaça e Faísca.
Remadas sem vento, este só veio entrar na baía lá pelas tres da tarde quando os canoístas já estavam em outra empreitada que não a de remar.


Hoje foi dia de mutirão na Praia da Urca, as areias imundas foram penteadas por ancinhos e enxadas e melhorou bastante o seu aspecto sujo, principalmente no entorno dos cavaletes dos caiaques e canoas.

Um café da manhã com os amigos nos deu energia suficiente para limpar um pouco daquela imundície. Jornais, colchão velho, latas, plásticos, garrafas pets, sacos de biscoito, pombo morto e por aí vai a mistura que compõe as areias da Praia da Urca.



Águas sujas, areias sujas e continuamos esperando dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário