segunda-feira, 15 de março de 2010

15 de março de 2010


Sempre vale a pena chegar ali na Praia Vermelha e conferir as beiradas. Podemos ter belas surpresas e também se o mar não estiver para os remadores, vale o passeio... a não ser se repararmos as areias e mantivermos apenas o olhar crítico. Aí as beiradas mudam de figura e o imenso mar pontuado de ilhas passa a lamber umas beiradas estranhas, descuidadas, de ressaca do luau que acontece todos os domingos ali na areia. Muito lixo, uns montes aqui, outros ali e bastante plástico espalhado. A visão logo cedo dos garis causam uma certa esperança de que mais tarde os montes já não estarão lá. Estavam quando voltei da remada, não sei mais tarde.


O mar estava um tapete dentro da baía da Praia Vermelha, prazeroso de remar para alguns, um tédio para outros. As águas estavam com boa visibilidade mas sujas em razão da chuva que caiu forte ontem a noite. Algum lixo flutuante ali e aqui que foram recolhidos dentro de nossas pequenas possibilidades de capacidade de carregar.


O trajeto foi em direção ao Leme e diante do vento forte batendo nas nossas costas, resolvemos desviar para a Cotunduba, não estávamos para enfrentar ventos hoje. Mas era apenas um bufar de boato...

No contorno do Anel, águas muito claras mas um pouco sujas. Podíamos ver bem o fundo mas a superfície tinha aquelas bolinhas parecendo milhares de cuspes...
Maré bem baixa mostrando os mariscos e levando a canoa numa velocidade ótima raspando nas beiradas. Hoje a canoa deslizou bem.
Na volta da Cotunduba apesar do vento, boa navegabilidade até a Pedra do Urubu. As beiradas continuam lindas apesar de maltratadas e o cheiro de terra molhada da chuva de ontem pedia uma pausa e contemplação.

Ao longe apenas uma canoa oc6 em direção a Praia da Urca e mais tarde a notícia de que Flavia voltou ao mar depois de uma semana cuidando de uma lesão. Pelas informações, a praia da Urca também estava clara e sem lixo aparente boiando.
Belo dia, belo amanhecer nublado. As cores das beiradas estavam bem marcadas sem o ofuscar do sol. Valeu a remada e o pouquinho de lixo recolhido. De saco em saco, de garrafa em garrafa, já fazemos a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário