quinta-feira, 11 de março de 2010

Sacos Plásticos

"Queridas e queridos
Não adianta nos surpreendermos com o lixo no mar.
O que na verdade não nos é supresa nenhuma, pois o lixo cada vez mais se acumula 'debaixo do tapete'.
Enquanto colaborarmos diretamente ou indiretamente pra isso o lixo só aumentará em todo o planeta.
Então reenvio o mail abaixo.
O quanto mais enchermos o saco (sem ser de plástico) de nossos amigos com a necessidade de uma tomada de consciência e de atitudes positivas, melhor.
Assim, repassem pra todo mundo!!!
abraços saudosos
Edu"




De: Eduardo Feijo
Data: 8 de março de 2010 16:52
Assunto: SOS PLANETA SACOS PLASTICOS NÃO USE

Sos Planeta...
Amigos,
Vamos cuidar de nosso planeta. Abaixo os sacos plásticos. Vamos mudar este quadro assustador. A triste história dos sacos plásticos descartáveis Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo. (National Geographic 02/09/2003) Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.
Um estudo de 1975 demostrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de kilogramas de plástico ao mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte do plástico acaba no oceano.
Os sacos são arrastados: Até diferentes lugares do planeta:....até os mares, lagos e rios... Os sacos encontram o caminho para o mar, nos bueiros e encanamentos. ..
Já foram encontrados sacos plásticos flutuando ao norte do Círculo Ártico, e também muito mais ao sul, nas Ilhas Malvinas.
Os sacos plásticos representam mais de 10% dos dejetos que chegam as costas do E.U.A.
Os saquinhos plásticos se fotodegradam; com o passar do tempo se decompõe em petro-polímeros menores e mais tóxicos que finalmente contaminarão os solos e as vias fluviais.
Como consequência, partículas microscópicas podem entrar para a cadeia alimentar. O efeito sobre a vida silvestre pode ser catastrófico. As aves ficam presas sem esperança...Cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plásticos. Morrem depois de ingerir os sacos plásticos que confundem com comida.
Então, o que podemos fazer?
Se usarmos uma bolsa de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana. Ou seja, 24 sacos plásticos por mês. Ou...288 sacos por ano....22.176 sacos ao longo da vida...
Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000. 000 sacos plásticos durante nossas vidas.
Bangladesch proibiu sacos plásticos...
A China proibiu sacos plásticos gratuitos...
A Irlanda foi o primeiro país da Europa a cobrar impostos sobre os sacos plásticos em 2002. Dessa forma reduziu o consumo em 90%.
Ruanda proibiu os sacos plásticos em 2005. Israel, Canadá, Índia, Botswana, Quênia, Tanzânia, Africa do Sul, Taiwan e Singapura também proibiram ou estão em vias de proibir os sacos plásticos.
Em 27/03/2007, São Francisco tornou-se a primeira cidade dos E.U.A a proibir os sacos plásticos. Oakland e Boston estão considerando esta possibilidade.
Os sacos plásticos são feitos de polietileno: um termoplástico que se obtém a partir do petróleo.
Reduzindo o uso de sacos plásticos, diminuirá o consumo de petróleo, recurso não renovável que gera tantos conflitos...
A China economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano graças a proibição dos sacos plásticos gratuitos.

É possível!!

Tem gente que ignora tudo isso...mas agora você já sabe!!!

É questão de fazer um pequeno esforço e logo a gente se acostuma a levar a sacola de pano às compras como era antigamente. ..TOPA???

Obs: É apenas um convite.

Se você não topar, não vai acontecer nada com você. Se você começar, vai se sentir melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário