quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As Sujas Areias das Beiradas

Oi Pessoal

Nada disso é novidade, mas as vezes podemos ficar na esperança de melhoras que não acontecem.
Mas continuemos a fazer cada um a sua parte e tentar abrir os alhos daqueles que se fazem de cegos.

Hélio Sanchez



23 / 02 / 2010 Fezes de cachorro e restos de comida lideram poluição nas praias do Rio


Fezes de cachorro e restos de comida lideram o ranking de poluição nas areias das praias do Rio. A informação é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e foi publicada na edição desta segunda-feira (22) do "Diário Oficial" do município.
Segundo a secretaria, o novo relatório que avalia 35 praias da orla carioca aponta que ainda é preciso intensificar a fiscalização e estudar o uso de placas para avisar sobre a qualidade da areia aos banhistas.
Uma das mais famosas praias do Rio, Ipanema continua não recomendada nos trechos do Arpoador e na altura da rua Maria Quitéria, com taxas de coliformes fecais acima 30 mil por 100g. Antes na mesma situação, o trecho da rua Paul Redfern evoluiu para a cotação máxima, considerada ótima, com taxas de até 10 mil coliformes por 100g.
A pesquisa apontou que a Praia Vermelha, na Urca (zona sul), não está recomendada para os banhistas porque tem taxas de coliformes fecais acima 30 mil por 100g. Outra praia que merece atenção é Copacabana, na altura da rua Souza Lima, que é considerada regular para os banhistas por apresentar entre 20 mil e 30 mil coliformes fecais por 100g.
Alguns banhistas também aproveitam a falta de fiscalização para levar cães para passear nas areias da praia da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade. No local, o estudo registrou entre 10 mil e 20 mil coliformes fecais por 100g.
A secretaria informou que o boletim corresponde ao período de coleta do dia 24 de janeiro ao dia 8 de fevereiro. Novos exames serão feitos a cada 15 dias.
As únicas praias que registraram a qualidade da areia considerada ótima por especialistas foram a Barra da Tijuca, Praia do Pontal (Recreio dos Bandeirantes) , Prainha e Grumari, na zona oeste, além de São Conrado, na altura do hotel Nacional e Ipanema na direção da rua Paul Redfern, na zona sul.
Não recomendadas - Entre outros locais não recomendados estão as praias da Guanabara e da Bica, na Ilha do Governador (zona norte), Central, na Urca (zona sul), praia de Botafogo (zona sul), praia da Engenhoca, na Ilha do Governador (zona norte) e as praias da Moreninha, José Bonifácio e Imbuca, na ilha de Paquetá, que apresentam areias em situação regular, com taxas de coliformes fecais entre 20 mil e 30 mil/100g. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário