sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

05 de fevereiro de 2.010

Da minha janela pude ver a claridade do dia me chamando e constatei que hoje, mais do que ontem, o dia amanheceu limpo, sem nuvens no céu. Mas o corpo pediu para ficar mais um pouco descansando da noite anterior.
Sendo assim, trago informaçãoes da Karin que foi remar na escolinha de canoa havaiana fazendo o trajeto Praia da Urca Ilha do Anel e retorno para a praia da Urca. A escolinha sai às seis e retorna às oito da manhã.

Água fria e mar calmo sem bater nos costões, nas beiradas ou nas viradas. Ao menos no percurso feito por Karin, pois na lage do posto 6, às onze horas, havia formação de espuma branca das batidas das ondas.
A programação da escolinha foi um mergulho próximo a ilha do Anel, mas assim que entraram no mar já subiram na canoa diante do lixo que observaram nas águas. Pelo jeito, a ilha do Anel continua sendo o refúgio do lixo, daqui a pouco vai ganhar o apelido de lixão. Uma pena, já que a ilha é tão linda e vive cheia de tartarugas!
Mas no geral não foi avistado muito lixo, talvez ali o acúmulo se dê pelas corrrentes e pela pequena baía abrigada que retém os lixos flutuantes.
Ao meio dia passei pela orla da praia de Copacabana e não me pareceu sujo o mar. Não avistei nenhum lixo aparente sequer nas beiradas do posto 6.
Mas muito vento na direção Leme posto 6. As bandeiras da praia acusavam a facilidade para navegar em direção ao posto 6 e a dificuldade para retornar ao Leme.
Os termômetros já marcavam 32 graus mas a sensação era já de 40 graus. Dia completamente limpo e não fosse o descanso necessário para o corpo certamente levaria Janaína ao mar. Lógicamente no horário em que acordam os passarinhos e que ainda não despertou o vento!
Aguardo notícias de Flávia que hoje iria remar saindo da Praia da Urca sabe lá Deus para qual destino...

Bom, o destino de Flávia não foi no mar, às vezes trabalhamos também em terra. Sendo assim, para não deixar o blog passar em branco, pediu gentilmente informações ao Hélio, mais um correspondente amante das águas limpas! Lá vai a notícia acompanhada de um "causo", mas fico devendo a foto. Em breve te fotografarei Hélio!

"Oi Flavia!!!

A maré estava na vazante na hora.
A água na PU estava verde transparente, bonita até, mas já a vi mais limpa. No trajeto até a Lage tinha pouco lixo.

Deixa eu contar um "causo". Hoje depois que passei pela Lage, logo em frente a praia de fora, parei pra apreciar a natura e tomar uma água. Vinha um pesqueiro em minha direção mas la pelo Cara de Cão. Mais um tempinho olhei e ele tava se aproximando, continuei parado. Daqui a pouco ele ja estava a uma distancia que me incomodou. Resolvi remar para dentro, quando vejo que eu estava bem perto do Cara de Cão e o pesqueiro estava ancorado hehe. A vazante me levou muito rápido e nem percebi e a volta foi um bom exercício claro.
Beijão guria."

Rodrigo também tem notícias, boas!

"Fui com a Kiki na Cotunduba terça, quarta e hoje. Tem dado um desembarque tranquilão e a água na "prainha" tá um espetáculo. Hoje demos uma snorkelada maneira, vimos alguns sargentinhos. Lixo mesmo tem no meio das pedras, agarrado. Tá merecendo um mutirão. Fora isso tem sempre um pouquinho alí no anel. Já é quase normal. O vento hoje tava mais forte do que no início da semana, vindo de NNE, trazendo o cheirinho do manguezal lá do fundo da baía. Pra amanhã, indo pra Maricás, segundo o climatempo o vento vai estar meio contra. Vamos ver."



Nenhum comentário:

Postar um comentário