domingo, 7 de fevereiro de 2010

06 de fevereiro de 2.010

Vou postar atrasada as informações do dia 06 pois só retornei hoje, dia 07, da remada para Maricás. Mais um dia lindo nascendo e sete horas estávamos zarpando da Praia Vermelha rumo ao Forte do Imbuí para encontrar outros remadores.
Éramos um caique individual, um caiaque duplo, duas canoas havaianas e iríamos encontrar no forte do Imbuí mais uma canoa havaiana dupla e um caiaque duplo. Marco ficou de nos encontrar na ilha em seu caiaque individual. Chegou à tarde, pois foi costeando as beiradas de Niterói e Maricás.

A travessia do canal foi muito tranquila, com uma leve brisa e o mar um tapete nos poupando para os 25 km que teríamos pela frente. Águas claras e frias e sem lixo aparente. Essa condição permaneceu até Piratininga onde a água passou a ficar mais turva porém sem detritos boiando. Ali nossa correspondente Flávia se despediu do grupo e voltou para a praia da Urca.

Rumamos em direção a ilha de Maricás em direção à ilha Pai, ilha Mãe e ilha Filha e o mar estava sublime, um tapete com uma ondulação favorável embora a corrente estivesse ligeiramente contra.
Muitos barcos de pescadores por ali e um pouco de lixo.
Essas condições ficaram até a beirada que vira em Itacoatiara e ali as ondulações aumentaram embora o grupo tenha se deslocado muito bem.
No princípio pensei que tudo estava favorável mas quando Mássimo disse que a corrente era contra comecei a perceber que minha empolgação não é suficiente para ignorar a corrente, apenas suficiente para deslocar uma canoa contra a maré. Confesso que meu rendimento foi abalado psicologicamente e refletiu um pouquinho nas minhas remadas.
Depois de quatro horas de remada chegamos a Ilha Maricás. O tempo foi em razão a algumas paradas para reunir o grupo já que o ritmo não era igual, acredito que nessas condições e com uma boa disposição 3 horas podem ser suficientes para chegar. Porém, as paradas são fundamentais já que é linda a ilha Pai, o costão de Itacoatiara, as ilhas antes de chegar a Itaipú, vale o ritmo contemplação mas sem se esquecer que tem bastante água pela frente.

Ao virarmos no costão de Itacoatiara podemos ver a ilha de Maricás, mas apenas uma sombra distante. As águas permaneceram frias e vira e mexe notávamos um lixo ou uma corrente de mar grosso como se viesse água de algum canal. Talvez sejam as águas da Lagoa de Itaipú.

Quando conseguimos distinguir a vegetação imprimimos um ritmo constante e mal víamos a hora de chegar. Sol durante todo o percurso.
A Ilha é linda, águas transparentes e limpas e umas beiradas de enlouquecer. Porém, muita sujeira na ilha, garrafas pets, sacos plásticos, restos de mariscos e um descompromisso total dos pescadores, já que estes são os frequentadores assíduos da ilha. Muitos pescadores acampados.
Local ideal para pesca e mergulho, mas era notado algum lixo pelo fundo.
Dormimos na areia de uma prainha de conchas que tem lá sob um céu estrelado e um vento delicioso que nos livrava dos mosquitos. Sonho dos justos após ver o por de sol por trás da Pedra da Gávea lá bem loooooonge!

E tem um clip do Marco com as condições e trajeto da expedição. Valeu Marcão! Só não sei como postar os clips do youtube aqui, mas o caminho é MAAUTA2006 em 08 de fevereiro de 2 .010. vale a pena dar uma olhada. O clip fecha com o trajeto no mapa para quem quiser conhecer e se aventurar. Olho nas condições do tempo e Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário