quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

04 de fevereiro de 2.010


Esse foi o amanhecer mais limpo que vi no verão por ali na Praia Vermelha. Mais tarde pude constatar que não só no céu mas também nas águas. Diria até que as areias nos entornos dos racks das canoas estão com menos detritos.
Hoje levamos uma fotógrafa a bordo e para felicidade geral as fotos se resumiram às paisagens e remadoras. Quase nenhum, ou nenhum lixo aparente. Hoje não precisamos parar de remar um instante para catar lixo, apenas para recuperar o fôlego no Posto 6. Afinal, o mergulho é sempre bem vindo e merecido!

Sendo assim, nota 10 para o mar do Rio de hoje que não nos brindou com lixo do percurso da Praia Vermelha até o Posto 6.
Embarcações? Mais tres canoa havaianas de seis remadores e tres canoas individuais. Ah, não posso esquecer do gigantesco cruzeiro que passou entre a Cotunduba e o costão do Leme na volta.

Mar muito bom para navegar e um pouco mexido na volta, mas nossa canoa foi lemeando bem nas correntes e voltamos bem mais rápido do que fomos. Também pudera... passamos  a fotógrafa para a outra canoa para que nos fotografasse de outro ângulo. Espero que ela tenha tirado bastante fotos do mar, da paisagem, da cidade pois nossa canoa sumiu e em pouco tempo chegava no Leme longe do alcance de sua lente.
Não sei como estavam as condições para dentro do baía, mas imagino que costumam ser piores normalmente. Aguardo notícias da correspondente Flavinha ou Marcão pois sei que os caiaques hoje navegaram por lá.
Em Ipanema, ao sol escaldante de meio dia, pude ver da terra o verde cristalino do mar. Um convite irrecusável para um mergulho. Pena nessas horas ter que trabalhar... vale o mergulho para quem pode. O mar está transparente, verde esmeralda, sem ondas e com um céu azul de brigadeiro. Perfeito para um verão de férias!

Notícias frescas da correspondente Flavinha!



"estava mais limpa que normalmente, porém mais escura que ontem, mesmo estando mais transparente que o habittual. Ainda vi vários objetos, porém numa escala de 1-10, eu diria que hoje de manhã, foi 2.
A corrente que estava sinistra, eu tive que remar muito forte ali na virada da Laje, eram 8:30 mais ou menos. Vou até olhar a tábua das marés pra entender o porquê disso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário