sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

12 de fevereiro de 2010

Quando Janaína entrou no mar o sol subia atrás das Ilhas de Niterói e já fazia um certo calor. A praia Vermelha estava ainda suja mas sendo limpa pelos garis já cedo, sendo assim podia ver uns montinhos de lixo aguardando ser recolhidos.
Debaixo das canoas oc6 no canto direito da praia acordava um dos ajudantes das barraquinhas de praia.
O mar estava muito calmo mas as águas estavam bem escuras, mas forçando uma barra perto das beiradas dos costões dava pra ver um pouquinho do fundo.
Muita sujeira aparente boiando e a Ilha do Anel continua suja.
Um imenso navio passou entre a Cotunduba e o costão do Leme mostrando o quão alerta devem ficar os remadores. Soube que esse canal foi dragado e tem uma profundidade de 17 metros.
O percurso traçado hoje se limitou a uma volta no Anel, uma estadia prolongada na enseada na Cotunduba e após, o contorno da mesma. Atrás da Ilha da Cotunduba o mar batia um pouco ficando mais mexido na ponta direita de quem olha para o litoral. Mas nada que atrapalhasse o navegat, apenas um pouco de atenção nas popadas da canoa para não ser catapultada.
Janaína recebeu a visita de uma tartaruga curiosa na enseada da Cotunduba mas aprendi que ainda que fique imóvel por intermináveis 15 minutos, a curiosidade  da cascuda não é suficiente para mantê-la na superfície. Tres breves cumprimentos e sumiu nas águas escuras.
Ao virar a Cotunduba para a praia Vermelha uma cadeirinha de bebe para carro nas pedras chamava a atenção, não fosse o mar encrespado dificultando a chegada no costão, seria um bom exemplo para a futura exposição de lixo que os remadores do Guanabara estão planejando.
Todas as canoas descansavam nos cavaletes e apenas cruzei com o imenso navio e alguns barcos. Na volta, quase chegando perto da ilha do Anel vejo passar ligeiros, em direção a Cotunduba, Faísca e Fumaça em seus caiaques duplos levando dois remadores. A sincronia dos remos imprimia uma velocidade tal que sequer pude fotografá-los.
Desembarque muito tranquilo nas areias da Praia Vermelha e mais um dia ganho mesmo que com um curto passeio até a Cotunduba. Mas as águas estão sujas e escuras nas beiradas da praia da Urca, o que ofusca um pouco o deslumbramento da visita ao mar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário