domingo, 28 de fevereiro de 2010

28 de fevereiro de 2010


O dia amanheceu com sol surpreendendo a previsão de chuva ininterrupta para hoje. As nuvens só vieram a partir do meio dia, mas sem chuva. O trajeto foi da Praia Vermelha para Charitas e volta.
A previsão era de ondas grandes e logo podemos conferir ali no costão do Pão de Açúcar, a maré estava vazante e as enormes vagas estavam em direção à baía, o resultado era Janaína no topo de uma vaga enorme descendo freiando, uma diversão que pedia bastante atenção, principalmente chegando no Forte Lage.
Ali no Lage encontramos outros canoístas e rumamos para Charitas. MUITO LIXO, como nunca vi em toda a minha vida da Praia Vermelha até Charitas, muito cuidado para as madeiras não quebrarem o barco ou o leme ou mesmo o remo. Lixo de todo tipo, cabeceira de cama, boneca, garrafas pets mil e uma imensidão de lixo de perder de vista. IMPRESSIONANTE!
Na volta ao meio dia o lixo ainda se mantinha em quantidade absurda fazendo com que o ritmo da remada fosse bastante lento para não carregar lixo com o leme e nem danificar a canoa.
A saída de Charitas foi com mar calmo e acreditamos que as condições haviam melhorado, mas ao chegar no canal Janaína parecia um touro bravo com ondas vindo de todas as direções e tentando insistentemente me arremessar longe da canoa. Por duas vezes fui catapultada para o alto mas me agarrei com toda força a Janaína. Uma virada ou uma caída no mar e haveria bastante dificuldade em retornar pois além do cansaço do esforço do equilíbrio, a ondulação estava SINISTRA. De acordo com Rodrigo o mar estava anárquico!
Foto do Rodrigo
No costão do Pão de Açúcar a situação ficou ainda pior com ondas de todos os lados obrigando Janaína a se afastar das beiradas e mirar na Cotunduba para só depois traçar uma reta para a Praia Vermelha. O mar avisava para passar longe das beiradas!
Em um momento Janaína me arremessou para o alto e por pouco não seguiu sozinha. Parecia mesmo um touro bravo. Rapidamente retornei ao banco e voltei ao ritmo cauteloso e forte para me livrar daquele trecho.
O desembarque na Praia Vermelha não foi tão complicado e olhando das beiradas redobro o meu respeito com o mar, o que se vê da areia definitivamente não espelha o que se vive lá fora.
Agradeço o desembarque sã e salva com Janaína intacta, uma verdadeira lição. Tal qual se lê nas placas das estradas: ACREDITE NAS PLACAS, ACREDITE NA PREVISÃO.
Valeu a remada, o encontro com os amigos e o aprendizado dobrando o meu respeito com as águas que margeiam e se afastam das beiradas.


Não valeu o mar de lixo!

Segue relato do Vinícius.

"Olá remadores da BG.
Hoje, depois de um bom tempo sem remar pela Baia, sai pela manhã com o pessoal CRG (Guanabara), eu, Tuffi, Márcia, Sr Humberto e Marcão-remo. Inusitadamente nos deparamos com muito lixo flutuante proximo ao canal a caminho da I. Lage.
Por acaso resolvemos pegar apenas os resíduos que vinham muito próximo e até se chocando com os caiaques. Encontramos desde de garrafas PET até tubo de televisão flutuando em frente a Lage e estes foram os que conseguimos coletar. A deriva ficaram muitos troncos de árvores e pedaços grandes de madeira, além de muito mas muito plásticos que desavisados podem até se acidentar durante a noite.
Segue uma lista do material que conseguimos recolher sem esforço numa curta remada a I.Lage na manhã deste último domingo de fevereiro.
15- garrafas PET
2- embalagens de Shampo
1 – garrafa térmica
2- vidros de perfume
1- desodorante
1- sandália plataforma
1 – mini barril de cachaça
1- cabeceira de cama
1 – mesa criado mudo
1 – Tubo de TV de 20”
Seguem as fotos desta triste realidade que de tempos em tempos presenciamos na futura raia olímpica de esportes náuticos, nossa ilustre Baia de Guanabara.
Mantemos este contato, gostaria muito de colaborar para iniciarmos uma campanha sobre o lixo flutuante na BG.
Forte abraço e ótima semana
Vini"

Rodrigo Magalhães

"E ainda tinha: balde plástico, bonecas, saco de ração animal, embalagens de produtos de limpeza (limpam nossa casa e sujam a casa de todos), enfim, um grande "mercado" a céu aberto."



Nenhum comentário:

Postar um comentário