segunda-feira, 20 de setembro de 2010

17 e 18 de setembro de 2010. Pelas beiradas de Arraial!



Arraial do Cabo. Estado do Rio de Janeiro. Podemos também passear por essas beiradas... ou competir. Ou será que uma coisa é a mesma do que a outra?





Pois aconteceu lá em Arraial do Cabo a segunda etapa do Campeonato Estadual de Canoas Havaianas. Aconteceu também uma das remadas mais belas que já participei, tanto pelo lugar quanto pela ótima companhia.






Estavam todos por lá, inclusive o Théo conferindo as águas sobre sua stand up. O dia chuvoso e as águas frias não foram suficientes para atrapalhar o evento e ofuscar o pessoal das beiradas com o riso solto.





As águas de Arraial do Cabo são um escândalo de azul e muito limpas apesar da cidade crescer desordenadamente e pecar um pouco na infra estrutura. Mas abstraindo do centro e mirando o olhar para as beiradas veremos águas azuis, águas verdes, muito geladas e sem lixo algum boiando sobre elas. Alguns pinguins, muitas gaivotas e muitas tartarugas. Muito vento também, o que não é nada legal para as canoas havaianas. Não é muito legal também para os guarda chuva.



Antes de chegarmos a Arraial do Cabo, uma rápída passagem por Cabo Frio para buscar as amas das canoas, visitar o Hugo com sua oc4 a vela e ainda ficar estarrecidos com o pôr de sol entre as dunas de areia da estrada que liga Cabo frio a Arraial. Tudo convergia para um final de semana digno das beiradas do Rio.








Corrente de todo o jeito para todo os gostos. Surfamos, penamos, remamos, rimos e suamos muito sob os coletes no sábado nublado. Muitas fotografias, muitos sorrisos que nem cabem por aqui. Será necessário um dia para cada notícia. Mas o legal é ver que a areias por lá estavam bem limpase as águas bem verdinhas.



Peco pela não participação do dia mundial da limpeza que chegou a ser anunciado pelos autos falantes apesar do adiamento para o dia 25. Em verdade, todos os dias são dias de limpar nossas beiradas. Mas o tumulto da competição somado ao mau tempo desandou a intenção. Mas dia 25 estaremos nas beiradas do Rio que estão muito mais carentes de asseio do que a beiradas de Arraial do Cabo.
Na sexta feira ao sair do Rio pela ponte deu para conferir o cemitério dos navios na saída do pedágio já chegando em Niterói. Acho mesmo que nem chegaria lá de canoa de tão intenso que é o lixo por ali sobre as águas. Triste cena, a prefeitura não tirou coisa nenhuma dali!



Mas voltando a Arraial do Cabo vamos pintar essas páginas de azul apesar do dia nublado e com alguma chuva caindo por lá. A Praia dos Anjos estava linda agasalhada de nuvens e suas beiradas merecem mais fotos do que palavras. Ainda tentei garimpar um pouco mais da paisagem mas o evento cheio de gente feliz e com um espírito de confraternização ocupava todo o meu cartão de memória do registro de sábado. Mas ainda deu pra salvar um cadinho de beiradas...



Nenhum comentário:

Postar um comentário