sábado, 29 de maio de 2010

29 de maio de 2010



Vai, vai, vai, vai... uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.
Hoje foi dia de visitar novamente o posto 6 e conferir as ondas por lá. Cedinho já estavam nas areias da Praia Vermelha quatro canoas individuais e uma dupla, prontas para percorrer as beiradas de Copacabana. Janaína estava lá, inquieta, com saudades de ir ao mar. O mar está bem mais baixo mas ainda sujo, com bastante lixo flutuando sobre as águas. A manhãzinha fria anuncia o inverno que teremos e os dias já começam a demorar a nascer. Mas as águas estão mornas para não desencorajar os remadores.
Janaína carregada nos ombros é colocada delicadamente nas águas e sobre ela vai uma remadora se gabando que sequer molhou as calças, belo feito para as beiradas que ainda são lambidas com força pelas águas.
O dia frio logo vai se aquecendo nas primeiras remadas e depois de contornar a pedra do anelzinho lá vai Janaína rumo ao Costão do Leme. Atenção na ondulação, mexida mas navegável, basta apontar o bico da canoa na direção certa que a canoa segue singrando sem maiores alardes.
Porém, logo ali no costão do Leme um descuido e a bermuda seca se encharca junto com a blusa e o boné. Remadora ao mar com uma popada de Janaína. Não se deve contar vantagens...
Hoje particularmente as gaivotas faziam rasantes sobre Janaína, muitas gaivotas como nunca antes sentido. Talvez elas estivessem penalizadas com a solidão de Janaína distante das demais canoas e seguindo mais por fora das beiradas. O arremesso da remadora para fora da canoa causou um bom distanciamento... brindado pela companhia das gaivotas.


Rapidamente chegavam as canoas no posto 6, secas para descer as ondas. Janaína não desceu muitas, em verdade desceu apenas algumas, mas suficientes para deixar o dia ganho.


Por trás da lente da máquina fotográfica ouviam-se os gritos de Malza, Hugo, Ester e Mariana a cada onda descida. Essa brincadeira durou mais de uma hora e infelizmente compromissos de final de semana convidaram Janaína a dar meia volta.




Mas antes de voltar houve tempo de ver Chinês e Jorge chegando em suas oc1. Jorge com um remo partido alertava para a importância de remar sempre com um remo reserva.
Deu tempo também de dar bom dia para as tres oc6 que chegaram por ali também secas pelas ondas. Rogério ainda desceu uma com os remadores entre remadas e gritos.
Por ali também uma tartaruga deu o ar da graça talvez pensando porque tantos gritos, não fosse ser tão arisca poderia ficar mais um pouco com o olhar sobre a tona para descobrir o porque de tanta alegria.
Duas stand ups também se divertiam nas ondas chegando a descer com Janaína lado a lado em uma das poucas que ela desceu.

A volta se deu rápida e chegando perto do Leme um vento chato e uma ondulação nervosa cansaram a remadora, mas Janaína não abaixou o bico e foi valente por sobre a ondulação procurando os caminhos mais suaves entre a turbulência.
Do Leme à Praia Vermelha muita confusão de águas, mas depois de avistar as beiradas da praia, Janaína ganhou força e desembarcou tranquila nas areias da praia Vermelha. Logo depois chegava Abaeté com Mariana e Ester também em um desembarque tranquilo e atento.
O sol já apontava lá em cima e o atraso para o compromisso estava perdoado pela manhã de surf entre amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário