quarta-feira, 12 de maio de 2010

12 de maio de 2010


Mais um dia de outono que começou limpo. E a lua com seu disfarce de sorriso do gato de Alice continua ali fazendo companhia ao Pão de Açúcar, hoje mais fina  do que ontem,  desaparecendo devagar na mudança de fase.
Aos pouquinhos o dia foi nublando até cair uma fraca chuva lá pelas 9 horas. E volta o sol lá pelas dez horas e o dia parece que vai transcorrer assim, oscilando, hora sol, hora nublando.
Antes de nublar bastante calor para as seis remadoras que fizeram o trajeto Praia da Urca, quase aeroporto Santos Dumont, quase beiradas da praia de Botafogo, Santinho e beiradas da Praia da Urca.

A canoa se prepara para a Taça Rio, competição que haverá no sábado ali na Praia da Urca abrindo o calendário do campeontao Estadual. Entre o Forte Lage e a bóia próxima ao aeroporto, a ondulação ajudava com sua maré grossa e densa. Nada de vento.
Nas águas mais uma oc6 com seis remadores fazendo o trajeto Praia da Urca - Praia de Boa Viagem e retorno pelo Santinho.
No caminho ao longe se viam dois pontinhos brancos, Hélio com seus cabelos brancos,  em sua canoa branca, acenava mudando a cor do dia que teimava em nublar.
Das areias partiram em seus caiaques duplos, Marquinhos, Lariana e Bruno. Faz falta o Tonho, o Sidney, e tanta gente do mar que deve estar por outras beiradas.
A ondulação lambia as pedras ao longo do caminho do Aterro desde o Porcão até as areias da Praia de Botafogo fazendo com que a canoa fluisse mais leve e serena.
O mar nem de longe se assemelha ao mar de ontem que batia violentamente na lage. Hoje ainda tinha uma certa ondulação, mas com menos ímpeto e mais discrição abraçava a ilha do Forte do Lage.
Pintando as águas sujas da baía, dezenas de andorinhas do mar se revezavam entre céu e bóias. Lindas. Brancas de bicos vermelhos. Nos encontros com as andorinhas uma leve distraída para um segundo de contemplação. Merecem!
As águas? Ah, as águas! Completamente sujas e  mau cheirosas fazendo par com as areias.

Muito lixo boiando, muito lixo mesmo! Próximo à estátua de São Pedro um cheiro insuportável de esgoto teima em bater o ponto todos os dias. Naquele trecho, em todas as manhãs, permanece lá o mau cheiro!
Cedo já estavam lá os garis para minimizar a sujeira das areias. O canto dos cavaletes está mais cuidado, sem muito lixo aparente e com menos fedor. Apenas um morador de rua permanece dormindo ali depois do choque de ordem  que houve na semana passada.
As fotos do Forte do Lage e do Forte São João vieram do trajeto feito por Hugo e cia na Maia. Foram conferir as beiradas do Forte São João e segundo os relatos o mar não estava lá tão calmo assim ao passar pelo Forte do Lage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário