quarta-feira, 26 de maio de 2010

26 de maio de 2010 - Mais ondas!



Essa é a cara de quem pegou onda hoje lá no Posto 6!


Dia ainda desmaiado seguindo todos os outros mais recentes. Diacho de sol que insiste em ficar escondido. Mas o encontro com amigos e a diversão na água muda tudo. Irradia luz.

As ondas ainda lambem as areias da Praia Vermelha e entrar e sair com as canoas é sempre uma aventura. Hoje foram ao mar duas oc1 com Hugo e Léo e uma oc2 com Teté e Letícia.
O pior trecho está logo ali na ponta da Praia Vermelha, já na ponta do Costão do Leme, apesar de ainda turbulento, o mar é facilmente driblado com as canoas. Mas ali na Ponta da Praia Vermelha é um verdadeiro teste de equilíbrio, uma máquina de lavar no enxague  pesado.
Passando do Costão do Leme o mar vira uma brincadeira gostosa de subir e descer sem deixar a canoa bater a barriga na água.
No mar mexido percebemos o quanto as águas podem se assemelhar às montanhas. É tal como no treking onde o caminho mais curto e menos exigente é o caminhar pelos vales entre as encostas. Ali no mar não há muita diferença, se a direção e a intenção não é o surf, o ideal é que se navegue nas valas, a canoa segue  mais tranquila, os remadores também.
Abaeté seguia seu rumo com muita atenção, o leme fazia um verdadeiro exercício de equilíbrio e cuidado. Aos poucos o mar vai ensinando a passar pelas ondas suavemente, sem deixar a canoa bater, sem deixar a remadora da frente desequilibrar, o conjunto todo agradece e a canoa segue rápido.
De fora dá pra ver o mar crescendo em direção ao sorriso e varrendo tudo com uma imensa vaga, mas as canoas passam distantes de olho nas ondas do Posto 6.

Surfáveis! Maravilhosamente surfáveis. Sem dar vontade de ir embora. As tres canoas ficaram por ali uns trinta  minutos disputando as ondas com as stand ups e ao menos umas quatro ondas desceu Abaeté entre gritos, sorrisos e felicidade. Nos rostos de Hugo e Léo estava estampada  a alma... lavada!


A volta foi rápida pois infelizmente a vida chama para a rotina.
Passando ali na ponta da Praia Vermelha um verdadeiro samba do criolo doido e um desembarque kamikase ali nas beiradas, feliz de quem tem amigos para socorrer nesse momento crítico. Grita dali, corre daqui, espera a  hora certa, a onda certa e de repente sai na hora errada, na onda irada e... puf, por pouco. Mas todos estão sãos e salvos, principalmente as canoas.
Agora rumo de casa para um café da manhã tal qual os micos comendo bananas ali pelas beiradas da calçada.

Belo dia, belas ondas... o sol? Ah, não faz mal, qualquer dia desses ele aparece!

Bruno foi pro outro lado, ruim por não estar junto nas ondas, bom pelas notícias de outras beiradas!

"Hoje fomos até Niterói e desembarcamos numa prainha em frente à Jurujuba.
No canal do lado do Rio, o mar tava grosso e em Nikit tava tranquilo - ondulação de Leste-. O trânsito de navios pesados é que tava pesado! Tanto na ida, quanto na volta, tivemos de esperar um bocado de navio passar pra depois seguirmos em frente.
Qualquer dia desses, vou lá pro 6 pra pegar umas ondas concês!
ALOHA!!
Fitaroni."



Nenhum comentário:

Postar um comentário