terça-feira, 4 de maio de 2010

01 de maio de 2010


Dia do trabalhador. Dia de muito trabalho das beiradas da Praia Vermelha até a Praia de Guaratiba para as canoas havaianas de seis remadores, as oc6! Trinta pessoas reunidas nas areias para combinar a estratégia de remadas, trocas e todos os detalhes para uma boa expedição.
Vahine seria levada para o estaleiro para conserto e duas oc6, Mirage e Imua acompanhariam o trajeto deslumbrante por quase toda a beirada do Rio de Janeiro.
Céu azul coalhado de gaivotas e um mar tranquilo e de águas calmas.
Às sete horas as canoas partiam acompanhadas da lancha que faria o apoio.

As beiradas continuam sujas mas basta se distanciar um pouco mais da costa e um azul cobalto límpido surpeende os remadores. Já se perde pelas beiradas o costume de ver águas limpas, transparente, belas.
As canoas passaram ao largo de toda orla, ao longe se via Copacabana, Ipanema, São Conrado, Barra da Tijuca, ilhas, céus, amigos...



A lancha Vitória Régia em sua majestade acompanhava as canoas e dava descanso aos remadores que se intercalavam entre remadas, descansos, hidratação, alimentação.

O mar deslumbrantemente azul cravava um sorriso constante no rosto dos remadores e dos apoios que acompanharam a empreitada.

Lindas, as beiradas são lindas, muito lindas.
A vegetação belíssima de Grumari, Prainha... as ilhas pontuando de pedras as beiradas azuis... as gaivotas pontuando de prateado o céu azul... e o coração agradecendo maravilhado o desfile do olhar pelas beiradas.

Chegando perto de guaratiba uma oc2 é avistada e para surpresa do grupo surge do meio do mar Hélio e Deborah para se juntar aos demais remadores.


A chegada não podia ser melhor. Depois de passar por Grumari, Perigoso, Ilha do farol, as canoas entraram no canal de Guaratiba passando à esquerda da restinga de Marambaia e fazendo um breve desembarque na beirada não muito limpa de Guaratiba.



Uma maré favorável e uma temperatura de água confortável acompanharam os remadores até o início da Restinga de Marambaia. Beirada extensa, beirada de areia branca, beirada que certamente será revisitada em breve com Janaína!




Após desembarcar as bagagens da lancha que acompanhou as canoas, foi hora das tres canoas entrarem no canal que leva ao manguezal de Guaratiba para lá dentro serem desmontadas e acomodadas para a volta. Exceto Vahine que ficou pra vestir uma roupa nova.
E nas canoas, a felicidade de chegar ao final da remada entre amigas...


Beiradas lindas e sujas. Certo que é um manguezal e o cheiro e a coloração da água já são outros, mas garrafas pets e lixo podiam ser vistos manchando a beleza natural do local.


Não mais palavras precisariam ser escritas pois só mesmo o olhar para registrar tamanha beleza.
Após a longa remada de cinco horas e dezenas de quilômetros, talvez uns 50, o almoço de confraternização entre amigos e o retorno para a Praia Vermelha descasando o corpo cansado em confortáveis poltronas.
Vahine ficou para ser renovada enquanto as outras duas canoas, Mirage e Imua, retornaram em berços acoplados a um reboque.
Belo dia, longas beiradas. Belas beiradas! Grandes amigos!
Fotos... muitas fotos é o que nos complementa na descrição imprecisa e incompleta de tamanho deslumbramento.

http://picasaweb.google.com.br/Renata.Filardi/PasseioAteBarraDeGuaratiba?feat=directlink

http://picasaweb.google.com.br/107846433610522746941/Selecao#




Nenhum comentário:

Postar um comentário