terça-feira, 11 de maio de 2010

08 de maio de 2010

Sábado!
Dia do air race! Barulho total pelas beiradas e gente apinhada por toda a orla da baía. Ali ao lado no Iate Clube acontecia a Taça Comodoro e o mar recebia  vindo de todos os lados, embarcações, caiaques, canoas, stand ups e tudo o mais que se pode navegar.
Canoas havaianas para o iate e todo o tipo de embarcação  para assistir a air race.
Lixo boiando também para assistir a festa... esse não falta nunca. Vive ali pelas beiradas.
Nas areias da Praia da Urca, bem ao lado do barco Bom Tempo ali encalhado, um morro de paus e madeiras  que já coeçam a fazer parte do patrimôniuo histórico da cidade.
Dia de sol, com algumas rajadas de vento entrando. Hora calmo, hora ondulado, hora ventando, hora parado. Condições de tempo e de mar para todos os gostos, principalente para quem viu a festa se estender das sete da manhã às sete da noite.
Entre amigos e pelas beiradas... é fácil fácil ver o dia correr sem sentir.
De resto, muitas fotos e o relato dos amigos.


"Esse sábado foi dia de remada plural visitando o povo flutuante de várias beiradas do Rio.
A galera da PV preparava três OC6 quando cheguei por volta das 7, logo estavam na água rumo ao posto 6.

Estava só esperando o Gustavo para colocar o velho anaiko nas trilhas do mar. Partimos pra PU passando tranquilamente pelo costão do Pão de Açúcar e Cara de Cão. Maré enchendo, nevoeiro e muitos barcos parados para assintir a tomada de tempo dos pilotos do Air Race. O público se aglomerava na mureta da Urca.
Chegando na PU encontramos foi a Deborah, codinome Bárbara, que também já tava zanzando preparando sua canoa. Deixamos a Derbarah acabando de se preparar e fomos para o ICRJ dar um alô pra galera que tava disputando a Taça Comodoro de zig-zag de Va'as. Flutuavam no cais do Iate Lets, Leo, Silvia, Nicolas, Gustavo, Gegê e tantos outros da tribo que bóia.

Dalí partimos pro Forte Laje com a Barborah que também tinha dado uma chegada naquela beirada chic.

Pasamos por entre os barcos fundeados para logo depois encontrar flutuando o Pedro Ceglia, Twigg velho de guerra. Vambora pro Laje!

Amarrei o caiaque na escada pendurada na ponte e subimos as canoas pela escada da murada, manobra complicada por causa dos blocos de concreto que cairam obstruindo a passagem.

Demos um tempo por ali pra ver se passava um avião, mas não dava ver muita coisa, só ouvir. Pra água de novo, rumo à Cotunduba.
Ali na altura da Praia de fora aparece um caiaque vermelho que só podia ser o Edu. E era, vinha com a Gabi lá do posto 6.

Mais dois do povo flutuante. Seguimos juntos pra Cotunduba onde desembarcamos para um lanche e depois cada um foi pro seu lado.
Já eram umas duas da tarde quando desembarquei na PV, feliz de ter encontardo tantos amigos e por ter conhecido o Gustavo, mais um sujeito boa praça par remar conosco pelas beiradas do Rio.
Um abraço."
Ro Magalha (texto e fotos)


"Que ave é essa?

Valeu amigos.

Temos então um bando de andorinhas-do- mar nas nossas beiradas. Vi-as em toda parte esse sábado.
Uma última pergunta: andorinha-do- mar e trinta-réis são o mesmo bicho?
Abração."
Rodrigo

"Andorinha-do-mar é o nome popular dado pra familia Laridae, com 26 espécies de aves pelo mundo, entre elas gaivotas e trinta-réis.
Trinta-Réis é o nome popular dado no Brasil para 11 espécies residentes e 8 visitantes que normalmente vem da América do Norte e da Patagônia Argentina, eles se reproduzem do Ururuguai até a Bahia.
Pra quem gosta de aves marinhas, tem um livrinho muito interessante, e bem barato:
Aves marinhas costeiras do Brasil, Ronaldo Novelli, Ed Cinco Continentes."
Sandro Correia

"Salve Galera Anfíbia!

Mais uma característica dessa incrível ave, ela é a a que percorre a maior distância no planeta quando migra e vice-versa, percorrer 150 mil milhas, acredite se quiser.
Saudações Canoísticas"
Ronaldavid

Nenhum comentário:

Postar um comentário