domingo, 16 de maio de 2010

15 de maio de 2010

Tempo fresco. Outono rosa e cinza.


Dia da Copa Brasil, primeira etapa do campeonato estadual, reunindo ali na Praia Vermelha o pessoal da   canoa  havaiana. Gente das beiradas de Niterói, do Rio, de Cabo Frio, de Vitória.

Dia de vitórias. Principalmente a vitória do encontro, dos reencontros, da aproximação, sobretudo das parcerias.

Da Praia da Urca até a cabeceira da pista, mar muito muito sujo onde as canoas individuais e duplas deviam tomar extremo cuidado para não fazera coleta do lixo com os lemes.
Abaeté voou pela águas e quase não se pôde avistar a boneca nua boiando, os sacos plásticos aguardando fisgar algum leme, madeiras várias de todos os tamanhos, tipos, cores mas que sinceramente, não tornava as beiradas nada nada mais bonitas com seu sujo colorido.
Da bóia da cabeceira da pista, o rumo era o Guanabara Clube de Regatas, ali em frente uma bóia aguardava os competidores para os lançar à benção do Santinho, o contorno da estátua de São Pedro era a reta de chegada.
A maré ajudou, exceto antes de chegar na altura do Porcão Rio's quando o mar estacionava e numa calda densa parecia prender as canoas. Mas quem não desistiu entrou acelerado na corrente que encrespava o mar e jogava as canoas em linha reta até a bóia. Esse sopro de energia final, margeado da beleza das beiradas, conduzia as canoas ao destino final, duas bóias paralelas à Praia da Urca.
Muita gente nas areias, muito remadores, a visita querida do Dudu que aproveitou o dia lindo para passear de caiaque até o cara de Cão... Voltou de lá dizendo que havia turbulência, nada de ondas, mas muita turbulência.

O olhar sobre as beiradas se estendeu das sete às 18 horas, começando ali nas areias da Praia da Urca e terminando nas beiradas da mureta em frente ao Bar Urca. Comemoração do aniversário da Andréia, que acontece amanhã, dia 16, Andréia número 1 em tudo, principalmente em sorriso, sincronia perfeita com a vida. parabéns queridona!

Belo pôr de sol. Gente bonita, cansada da prova mas de energia restaurada pelo chop, pelos sucos, pelos caldos, pastéis e conversas.

Por ali o sorriso solto do Antônio abraçado pelo Ricardo e o bater de ponto leal ali pelas beiradas, seja de dia, seja no entardecer...



Nenhum comentário:

Postar um comentário