quinta-feira, 29 de abril de 2010

29 de abril de 2010


Hoje a chuva não deu muita trégua mas ainda assim as beiradas foram visitadas por duas canoas havaianas de seis remnadores e duas canoas individuais.
I-MUN-DO!!!! O mar estava imundo ao sair da beirada da Praia Vermelha. Muito, mas muito lixo boiando sobre as águas. garrafas pets, plásticos, papéis e um tanto de lixo indecifrável!
Uma chuva fina acompanhou a canoa até a Praia da Urca e as águas permeneceram escuras por todo o trajeto. Porém o lixo flutuante encontra-se mais para a beirada, virando no Costão do Pão de Açúcar, apesar da escuridão abissal do mar não foi avistado muito lixo boiando.
Águas quentes e não fosse o lixo sobre elas uns respingos seriam muito bem vindos.
As correntes ajudaram as canoas em direção à Praia da Urca e apesar de não haver grandes ondas, o mar estava bem mexido pedindo atenção na ama para a canoa não virar. Principalmete nas pontas dos Costões do Pão de Açúcar e do Cara de Cão. Na volta o mar parece que se encaracolou mais ainda, mas como mar não é cabelo para se segurar, apesar de seus caracóis... atenção redobrada para não mergulhar à força nas águas sujas.
No trajeto de ida, assim como na volta, a canoa fluiu bem e em trinta minutos já estava nas areias da Praia da Urca. Foi necessário o desembarque para verificar as condições da ama.

Na ida, canoa fluindo bem, correntes boas, razantes nos costões... e pronto! Tudo muda! Coração acelera e quando se vê, lá estava a canoa por sobre as pedras descendo até as águas como se fosse um cavalo descendo escada.
Uma ligeira desatenção somada à velocidade da canoa e lá foi a canoa subindo pelas pedras. A velocidade era suficiente para causar um bom estrago e um bom barulho, mas não foi tanta para ajudar o leme a desviar. Daí o desembarque nas areias para conferir os estragos. Um bom estrago!
Aproveitando o desembarque nas beiradas da Urca, uma olhada nas canoas que descansam intactas no cavalete e a surpresa de encontrar o local até limpo e sem cheiro ruim. Talvez resultado da chuva que cai desde ontem.
Uma conversa aqui, outra ali, e a certeza de que a nova modalidade de escalada nas pedras com canoa havaiana será o assunto da semana.

Na volta uma piada aqui e outra ali mas as canoas foram vencendo a ondulação e diminuiram o tempo do trajeto, 28 minutos apesar do sobe e desce da canoa que batia forte quando caía da onda.
E a chuva continuou. Mas é muito bom remar na chuva! Ainda que nas paradas pelas beiradas se sinta um pouco de frio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário