domingo, 25 de abril de 2010

23 de abril de 2010


O dia amanheceu com sol, à espreita da frente fria que foi anunciada para o entardecer. As areias da Praia da Urca estão muito sujas e Bom Tempo continua ali, encalhado,sem o menor sinal de que será removido.

Águas sujas, escuras e a paisagem acalma a desesperança de ver essas beiradas cuidadas. Muito lixo boiando por ali.
O trajeto percorrido foi das areias até o costão do monumento em homenagem à Estácio de Sá, a Pirâmide. Hoje foi dia de seletiva para formação de equipes que disputarão o Campeonato Mundial de canoa Havaiana em Nova Caledônia, em maio. Cinco canoas individuais se revezavam num tiro de 1.000 metros entre as areias da Praia da Urca e o costão e alguns caiaques e sit on tops podiam ser vistos cruzando a baía no decorrer da manhã.


A praia não ficou muito cheia de gente até às dez da manhã mas o mesmo não se pode dizer com relação ao lixo que teima em imperar pelas areias.
As gaivotas prestigiavam o evento dando mergulhos sucessivos atrás de escassos peixes que ainda insistem em frequentar as águass ujas da Praia da Urca.

Na mureta os amigos torciam e tomavam o tempo dos remadores.


Cedo uma corrente forte entrava na baía favorecendo as canoas que surfavam jogando o leme um pouco mais para a direita. Mas deviam ficar atentas para não deixar essas mesmas correntes emborcar a canoa ao bater na ama na esquerda. Depois das nove horas o mar acalmou e já não havia mais corrente, diminuindo assim o índice dos tempos alcançados pela seletiva masculina.


Apenas no final da tarde o sudoeste entraria furioso cumprindo a sua sina prevista na metereologia e encheria o céu de nuvens e o mar de marolas. Mas quem foi conferir as águas logo cedo ainda pôde desfrutar de águas calmas e tempo bom para remar.

Águas sujas, bem sujas, mas ainda calmas até o final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário