quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de abril de 2010


Mais um amanhecer vermelho nessa estação de outono. Janaína acordou mais cedo e seis horas já estava dentro da água para conferir as beiradas da Praia Vermelha até Praia da Urca. Novamente a ladainha das águas escuras, mas hoje diferentemente de ontem nem mesmo nas margens elas estavam transparentes. Lixos boiando também não são mais novidades por ali.

O mar hoje estava generoso, levando Janaína com toda tranquilidade margeando bem próxima dos costões. Foi inclusive sem o bujão de estanque até próximo do Morro Cara de Cão quando o lapso foi percebido. Mar tão tranquilo que não entrou uma gota de água sequer na embarcação.
O Cara de Cão parecia dormir sossegado sem nenhuma perturbação das águas. Ligeiras lambidas apenas faziam cócegas nas paredes e uma ondulação mínima que voltava da pedra não chegava a alterar em nada o rumo de Janaína. Passou bem colada admirando toda a beirada até as cavernas.

Muitas embarcações na água pescando lula. As embarcações lotavam o mar desde o Leme até o Cara de Cão.


Na Urca o encontro com André e o retorno tranquilo para a Praia Vermelha. As areias da Praia da Urca estão imundas em razão do dia feriado ontem e segundo o relato de André um cheiro insuportável de urina toma conta do espaço das canoas.
São Pedro continua ali protegendo as beiradas do Rio já tão castigadas!

Na volta para a Praia Vermelha bem próximo ao Costão do Pão de Açúcar um animal morto inchado boiando causa um certo choque ao olhar. Ao se aproximar um cachorro é identificado e a energia do passeio é contaminada por aquela visão triste.

Apenas ao contornar o Costão do Pão de Açúcar e visualizar o bondinho é que a imagem do cachorro morto vai se dissolvendo.

O olhar fixo em outras beiradas distingue entre as dezenas de embarcações de pescadores quatro canoas de seis remadores e várias individuais. Hoje o mar foi invadido pela canoagem havaiana e pelos pescadores. Para felicidade total só falta mesmo ver essas beiradas limpas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário