quarta-feira, 25 de agosto de 2010

24 de agosto de 2010 Lua cheia, rastro de luz no mar!



A lua nasceu deslumbrante na janela do meu escritório às seis da tarde. Vermelha, prometendo iluminar toda a baía de Guanabara. Logo logo estávamos nas beiradas da Praia da Urca em meio a uma verdadeira festa na areia. Velas, gente, cantoria, batuque... tudo brilhando sob o luar. Energia forte no ar!
Ali pelas beiradas estava Mássimo chegando com o pessoal da Rio Va_a e contando da lua vermelha que viu de dentro da água. Estava também Carlinhos, ai Jisus, com os olhos tão vermelhos quanto a lua, mas vermelhos da água que passarinho não bebe. Grande Carlinhos que guarda seu edredon ali sob a Maia e está sempre por ali com seu sorriso sincero e enjanelado.



Flávia, Antônio e Maurício vieram de caiaque. Eu, Alê, Iuri e Jorge fomos de Maia.





Águas claras mas extremamente fedorentas. Um cheiro de esgoto insuportável até virar para a praia de dentro do Forte São João. Ali as embarcações tiveram que passar coladas na mureta de pedras para vencer a resistência da água. Resistência de lixo, deve ser, já que a maré nos empurrava em direção à Cotunduba.





Percebemos a maré quando ficamos por um longo tempo parados ali nas cavernas depois do Cara de Cão. Quando notamos, as embarcações já estavam longe do Forte em direção quase à ponta do Costão do Pão de Açúcar. Mas sempre protegiads pela enseada, longe do canal.
O mar estava tranquilo a ponto de mariscar o Cara de Cão, com todo o respeito pois sabemos que quando as águas ali se enfurecem não é bom de mariscar nem mesmo com o olhar. É passar batido!
É lindo olhar dali a lua majestosa sobre o Pão de Açúcar e o paredão do Forte São João fazendo o pano de frente. De emudecer!
- vamos dar a volta no Lage?
- neeemmmmmmmmm... tá tão bom aqui!



A volta veio contra a maré mas com ondulação favorável e Maia veio deslizando naquele mar negro e pesado abstraindo de todo o descuido que assiste pelas beiradas. Rio dos belos contornos, Rio castigado pelo esgoto lançado direto no mar!
Fica aqui o convite para quem queira navegar. Certamente morreria de amores pelas beiradas e quem ama... ah, quem ama cuida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário