Hoje o dia amanheceu bem quente e menos nublado. O percurso percorrido hoje foi da Praia da Urca até perto da ilha de Cotunduba. O mar estava agitado nos costões pedindo muito cuidado na costa do Morro Cara de Cão no retorno às 8 da manhã. A ondulação batia contra a lateral da canoa, vindo da pedra para dentro do canal, em direção ao Forte Lage. A costa do Pão de Açúcar estava menos perigosa mas ainda assim um pouco de atenção era devida. Entre as duas pontas o mar estava tranquilo de navegar. As condições do mar não melhoraram muito quanto à sujeira, ainda atravessamos largas línguas de lixo com detritos de todas as espécies, muitas garrafas pets e muito plástico. Houve um esboço de tentativa de mergulho na altura da Praia do Meio, onde há o forte São João. Tentativa esta logo abortada em razão da qualidade da água, turva e com muito lixo boiando. Rumamos então em direção à Cotunduba onde havia menos lixo mas as águas permaneciam turvas e mornas.
As areias da Praia da Urca estavam menos sujas do que as areias da Praia Vermelha. Ressalte-se que há bastante lixo entre os racks das canoas e muito cheiro de urina. Quer ajudar? Oriente os descompromissados a não urinar nas areias, as canoas são para esporte e lazer e não tapumes para esconder a falta de compromisso das pessoas com o cuidado com o meio ambiente. Avistamos duas canoas oc6, um caiaque duplo e um caiaque individual.
A partir das próximas postagens serão postadas também fotografias retratando as condições do dia, do mar e da areia. Desejo que estas não venham recheadas de lixo mas sim de belas paisagens que queremos ver no Rio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário